quarta-feira, 27 de abril de 2011

VENCEDORES DO CONCURSO PAULINAS -O ESPÍRITO DA QUINTA – 2011

No dia 21 de Abril, pelas 15 horas, reuniu-se o Júri do Concurso para proceder à apreciação dos trabalhos entregues, em número de 294 (duzentos e noventa e quatro).

Foi membro convidado do Júri deste Concurso a Dra Maria do Carmo Maciel Nunes, pintora, ilustradora e professora de Biologia.


Participaram no concurso 17 (dezassete) escolas da várias zonas do País, a saber:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS QTA. NOVA DA TELHA (BARREIRO)
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU (ABRANTES)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ARTUR GONÇALVES (TORRES NOVAS)
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PINHEIRO (PENAFIEL)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BENEDITA
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE CINFÃES
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CONCELHO DA MÊDA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA VENDA-DO-PINHEIRO
COLÉGIO S. TEOTÓNIO (COIMBRA)
COLÉGIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO (CERNACHE)
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE BÚZIO (VALE DE CAMBRA)
ESCOLA BÁSICA INTEGRADA QTA. DE MARROCOS (LISBOA)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CACIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CANEDO
ESCOLA BÁSICA DE MAFRA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABADE DE BAÇAL (IZEDA – BRAGANÇA)
ESCOLA BÁSICA 2, 3 DE BOCAGE (SETÚBAL)

O Júri congratulou-se pela qualidade geral dos trabalhos apresentados e pela criatividade dos mesmos, salientando uma grande variedade de técnicas e materiais usados, bem como o cuidado na apresentação.


Verificou-se também, com agrado, que um número considerável de professores esteve envolvido neste concurso, nomeadamente os das áreas das Artes e das bibliotecas escolares.

Constatou-se que apenas uma escola de Lisboa participou (sendo a cidade com maior número de escolas do País). Por outro lado, verificou-se que participaram somente 2 (dois) estabelecimentos de ensino particular.

Após cuidadosa análise e seleção dos melhores trabalhos, o Júri considerou como melhores os trabalhos dos seguintes participantes:

1º PRÉMIO – BIANCA JESUS (Agrupamento de Escolas Quinta da Telha – Barreiro)
2º PRÉMIO – JOANA MACHADO (Escola Básica 2, 3 de Bocage – Setúbal)
3º PRÉMIO – MÁRCIA SERRONHA (Agrupamento de Escolas Quinta da Telha –Barreiro)

NB: O Júri salienta que o trabalho ao qual foi atribuído o 1º Prémio deste Concurso, da autoria de Bianca Jesus, prima não apenas pela qualidade de execução, mas igualmente pela originalidade da abordagem e dos materiais escolhidos, bem como pela perfeita adequação ao tema do livro em que a concorrente se inspirou.

MENÇÕES HONROSAS:

- ANA AMADO (Colégio da Imaculada Conceição – Cernache)
- JOSÉ A. FIGUEIREDO (Colégio S. Teotónio – Coimbra)
- PEDRO M. MENDES (Colégio S. Teotónio – Coimbra)
- SOFIA AGOSTINHO (Escola Básica 2, 3 da Venda do Pinheiro)

terça-feira, 19 de abril de 2011

CONCURSO PAULINAS EDITORA - O ESPIRITO DA QUINTA

Com o objectivo de colaborar com as escolas na promoção da leitura e da escrita criativa, a Paulinas Editora lançou um concurso para o ano lectivo de 2010/2011 com o tema:

CRIA UMA NOVA CAPA PARA UM LIVRO DA COLECÇÃO «O ESPIRITO DA QUINTA», da autora Maria Teresa Maia Gonzalez.

Agradecemos todos os trabalhos que nos foram enviados até à data e informamos que a recepção dos mesmos terminou no passado dia 15 de Abril.

O Vencedor será informado através do contacto telefónico do professor responsável e a mesma informação será publicada neste Blog com o respectivo trabalho.

Partilhar - 5º Volume da Colecção

Neste 5º Volume, está continuamente presente o tema da partilha - um valor a descobrir e a desenvolver. Por iniciativa do grupo de jovens «Pedras Vivas», organiza-se um evento solidário com os mais necessitados da Vila da Figueira, no dia de São Martinho. Nesse evento, todos são convidados a participar, e a Filipa
terá um papel de destaque, bem como o seu colega e amigo Guilherme. Na Quinta de São Francisco, a produção de doces vai de vento em popa, e Madalena passa a contar com a colaboração de uma ajudante na «casinha do açucar». Por fim, o tradicional magusto terá lugar na quinta, com a presença de muitos convidados que, ao som da música, se vão despedindo de uma velha amiga e vão, também, cimentando os laços que os unem.

Já à venda em todas as livrarias

Irmã Sol, Irmã Lua

Neste volume, a familia Neves continua as suas aventuras. A Filipa irá participar no acantonamento do grupo de jovens, embora se sinta muito abatida pelo divórcio dos tios e, sobretudo, por aquilo que os primos devem estar a sentir. Esta actividade irá permitir-lhe fortalecer amizades e, quem sabe, despertar algo mais... Já o irmão mais velho, o Tomás, sem saber bem como, vê-se envolvido nas celebrações do dia de S. Francisco Assis, no Convento de Santa Clara.
Na Escola, o Joca é vitima de bullying por parte de alunos mais velhos, que o ameaçam caso decida contar a alguém...

Para ler o primeiro capitulo do livro clique aqui

Já à venda em todas as livrarias

terça-feira, 29 de junho de 2010

CONCURSO PAULINAS EDITORA – O ESPIRITO DA QUINTA

Com o objectivo de colaborar com as escolas na promoção da leitura e da escrita criativa, a Paulinas Editora lança um concurso para o ano lectivo de 2010/2011 com o tema:

CRIA UMA NOVA CAPA PARA UM LIVRO DA COLECÇÃO «O ESPÍRITO DA QUINTA», da autoria da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez.

REGULAMENTO DO CONCURSO

1. Destinatários: jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos.

2. Modalidade de participação: Criar uma capa diferente para um dos livros da referida colecção.

2.1. A ilustração deverá ser uma nova proposta para a capa de um dos livros, podendo ser utilizado qualquer tipo de material, nunca excedendo o formato de uma folha A4
2.2. De forma visível, deverá aparecer no trabalho de cada concorrente o título do livro a que se refere;

3. Os trabalhos concorrentes deverão ser acompanhados de uma folha onde constem os seguintes elementos:
- nome completo do participante, sua idade, ano de escolaridade, turma e estabelecimento de ensino que frequenta;
- nome do professor responsável e seu contacto telefónico e de correio electrónico.

4. Os trabalhos deverão ser recepcionados, até dia 15 de Abril de 2011, na seguinte morada:
Paulinas Editora – Concurso Literário 2010
Departamento de Marketing
R. Francisco Salgado Zenha, n.º11
2685-332 Prior Velho

5. O júri (do qual fará parte a autora da colecção «O Espírito da Quinta») avaliará os trabalhos apresentados, e a editora informará o vencedor através do contacto telefónico do professor responsável.
5.1. Da decisão do júri não haverá recurso.
5.2. O júri reserva-se o direito de não atribuir prémios caso a qualidade dos trabalhos entregues o não justifique.

6. O vencedor e o professor responsável deverão apresentar-se na Feira do Livro de Lisboa, em data a anunciar pela editora, para receberem os prémios: um prémio para o concorrente e outro para a biblioteca do respectivo estabelecimento de ensino.

7. A Paulinas Editora poderá vir a incluir algumas das ilustrações concorrentes no seu site ou noutros meios de divulgação da editora.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Concurso Literário Paulinas Editora - 2010

Com o objectivo de colaborar com as escolas na promoção da leitura e da escrita criativa, a Paulinas Editora lançou um concurso literário para o ano lectivo de 2009/2010 com o tema:

UMA CARTA A UMA PERSONAGEM DA COLECÇÃO «O ESPÍRITO DA QUINTA», da autoria da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez.

Os destinatários foram jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos, que teriam de escrever uma carta a uma das personagens da referida colecção.

A Entrega dos prémios, que contará com a presença da autora, terá lugar no próximo dia 8 de Maio às 17h30 no Pavilhão B46 da Paulinas Editora na Feira do Livro de Lisboa.

O 1º Prémio foi atribuido a:
Marina Neves Miranda de Castro de 13 anos, aluna do 8ºC da Escola Secundária/3 Garcia de Orta, Porto.
A vencedora receberá toda a colecção "O Espirito da Quinta" bem como uma caneta Parker
A Escola receberá para a sua biblioteca toda a colecção "O Espirito da Quinta, alguns exemplares da colecção "A Minha Familia e Eu" da mesma autora.

Menções Honrosas atribuidas a:
Inês Cavaco de 12 anos, aluna do 7ºD do Colégio Valsassina, Lisboa
e
Patricia Mendes de 10 anos, aluna do 5ºA do Colégio Oriente, Lisboa
As Menções Honrosas receberão toda a colecção "O Espirito da Quinta"
As Escolas receberão para as suas bibliotecas os dois ultimos livros da colecção "O Espirito da Quinta"

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Vencedor do Passatempo da Turma 4ºB: Cria um texto para a contracapa do livro "Mudança Radical"

Mudança Radical!

Prepara-te grande leitor, pois a partir de agora, o mundo vai ficar de pernas para o ar! Filipa, Tomás e Sebastião são três irmãos que começam uma vida nova a partir do dia em que se mudam para casa da avó Matilde e da tia Luísa e a partir daí, tudo muda! Mas todos levam um pouco de si: Filipa, leva o seu diário, Tomás a sua paixão por motas e Sebastião a sua boa disposição de sempre. E o que será que irá acontecer? Será esta nova vida um mundo cheio de aventuras e descobertas divertidas, ou uma chuva de azares? Cabe-te a ti descobri-lo!

Benedita Sá e Cunha

1º Prémio da Turma do 4ºB do Colégio do Sagrado Coração de Maria

Parabéns!

Vencedor do Passatempo da Turma 4ºA: Cria um texto para a contracapa do livro "Mudança Radical"


Guilherme Silva
1º Premio da Turma do 4ºA do Colégio do Sagrado Coração de Maria
Parabéns
Os vencedores ganharam livros autografados pela autora
Parabéns aos vencedores e a todos aqueles que participaram!

Vencedores do Passatempo: Uma Nova Capa para os livros da Colecção "A Minha Familia e Eu"


Capa do livro " O Pai e Eu"
Maria Francisca Araújo dos Reis Pereira
1º Prémio da Turma do 4ºC do Colégio do Sagrado Coração de Maria
Parabéns!

Capa do livro "A Minha Avó e Eu"
Inês Morais
1º Prémio da Turma do 3ºA do Colégio do Sagrado Coração de Maria
Parabéns!

Capa do livro "O Meu Primo e Eu"
Bernardo Cruz
1º Prémio da Turma do 3ºB do Colégio do Sagrado Coração de Maria
Parabéns!
Os vencedores ganharam livros da colecção "A Minha Familia e Eu" autografados pela autora
Parabéns aos grandes vencedores e também a todos os que participaram nesta iniciativa

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Maria Teresa Maia Gonzalez na Livraria Paulinas de Lisboa

Dia 24 de Novembro, Maria Teresa Maia Gonzalez estará na livraria Paulinas Multimédia de Lisboa para apresentar os seus livros a diversas turmas do Colégio do Sagrado Coração!
As Turmas foram desafiadas a escrever o texto de contracapa dos livros da colecção Espirito da Quinta!
Boa sorte a todos!!!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Livraria WOOK Dolce Vita


Apresentação dos dois novos títulos da Colecção Espirito da Quinta, O Mistério da Árvore Branca e A Nova Escola, e Sessão de Autógrafos com Maria Teresa Maia Gonzalez na Livraria wook Dolce Vita Tejo no passado dia 31 de Outubro de 2009

A Nova Escola: Pré-Publicação do 1º Capítulo

No 3º volume desta colecção, a onda de mudanças vai continuar a agitar a familia que veio habitar a Quinta de S. Francisco... A convite da sua amiga Teresa, a Filipa irá fazer os primeiros contactos com um grupo animado e acolhedor chamado «Pedras Vivas». O irmão mais velho, Tomás, não começa da melhor maneira as aulas na escola nova ; por seu turno, os amigos do convento vizinho vão-lhe dando que pensar... O irmão mais novo, Salvador, tem um sonho muito estranho com um fantasma bem conhecido... Quanto aos pais dos três jovens , dão, também inicio a uma nova (e melhor) etapa nas suas vidas , arrancando com um projecto familiar que, finalmente, irá dar muito trabalho!

Para ler o primeiro capítulo do livro clique aqui

Já à venda em todas as livrarias

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Mistério da Árvore Branca: Pré-Publicação do 1º Capítulo

No 2.º volume desta colecção, o estranho «mistério da árvore branca» será desvendado e dará que pensar. Por outro lado, A Filipa, o Tomás e o Salvador irão também descobrir um sentido para a palavra AMIZADE… Com a ajuda de um primo que os três irmãos mal conheciam, abre-se a porta para um futuro melhor. A quinta de São Francisco vai conhecer e desenvolver novos projectos, e todos querem participar.

Para leres o primeiro capítulo do livro clica aqui

À Venda no Inicio do mês de Novembro

segunda-feira, 23 de março de 2009

Fotos do Lançamento "Mudança Radical"

O lançamento do livro MUDANÇA RADICAL, o primeiro volume da colecção O Espírito da Quinta de Maria Teresa Maia Gonzalez. A obra foi apresentada pelos alunos do 2º Ciclo , no dia 11 de Março de 2009, pelas 17h00, no Externato São Miguel Arcanjo.

Para essa vinda e apresentação, os alunos do 2º Ciclo do Externato prepararam, com todo o empenho e dedicação, uma dramatização do texto do conto “Mudança Radical”.

Leram o texto, decoram-no, ensaiaram a peça, deram sugestões também e, desse modo, se foi construindo a peça final, de que todos gostaram e que, se pode dizer, que resultou efectivamente num sucesso.

Apesar do enorme nervosismo e de grande ansiedade, de alguns esquecimentos e de muitos receios, fizeram o se trabalho, de modo sério e quase “profissional”, no que respeita à responsabilidade demonstrada.

No final da apresentação, e antes das palavras emocionadas de agradecimento de Maria Teresa Gonzalez, os alunos do 2º Ciclo (as quatro turmas), cantaram cheios de alegria e determinação uma canção, criada também para a ocasião.

De não esquecer os lindos e coloridos cenários, que atempadamente foram sendo mudados, e que deram sempre uma ideia mais rigorosa da cena a desenvolver; trabalho esse desempenhado por um grupo de “homens de negro”, preparadíssimos para esta grande festa!

Antes de finalizar, deixamos aqui as felicitações a toda a equipa que trabalhou para que tudo se desenvolvesse de uma maneira agradável e quase perfeita.
Desta equipa fizeram parte as professoras de Língua Portuguesa (Maria de Fátima Albuquerque; Sandra Ferreira; Josefa Costa), as professoras de Educação Visual e Tecnológica (Cláudia Gomes; Filipa Antunes; Joaquina Oliveira; Dina Nunes) e o professor de Educação Musical (Hugo Martins).

texto in site http://www.esma.pt/

sexta-feira, 6 de março de 2009

«Mudança Radical» Lançamento!

11 de Março - 17horas

Lançamento do livro MUDANÇA RADICAL, o primeiro volume da colecção O Espírito da Quinta de Maria Teresa Maia Gonzalez.
A obra será apresentada pelos alunos do Externato São Miguel Arcanjo.


Auditório do Externato São Miguel Arcanjo
Av. Dr. Alfredo Bensaúde - Olivais Norte - Lisboa

Mudança Radical

O inimaginável, o impossível, o ABSURDO aconteceu: vamos mesmo amanhã para a quinta da avó Matilde!
A decisão foi dos meus pais, claro. SÓ dos pais, como não podia deixar de ser... «A nossa família não é uma instituição democrática, porque quem tem a responsabilidade da decisão final é sempre a minoria: a mãe e eu», lembrou o meu pai, com aquela cara de filósofo amador que ele faz de propósito para me irritar (coisa em que consegue sair-se tão bem como um profissional). E eu nem acredito que a minha vida vai mudar assim, de um dia para o outro, sem que eu possa fazer NADA!


Se queres ler o primeiro capítulo clica aqui)

Próximo título
O mistério da árvore branca

terça-feira, 3 de março de 2009

«O Espírito da Quinta» - Apresentação

Tomás, Filipa e Salvador são três irmãos de 14, 13 e 11 anos, respectivamente, que sempre viveram com os pais na grande cidade, rodeados de conforto e de todas as novidades do progresso tecnológico. Frequentando um dos melhores colégios da capital bem como enormes centros comerciais, equipamentos desportivos e as mais modernas salas de espectáculo, nada lhes fazia prever as grandes mudanças que iriam surgir no seu modo de viver. De facto, uma situação familiar inesperada e difícil, leva-os a mudar radicalmente de estilo de vida, passando todos a ir morar numa quinta no Norte do País que, outrora, tinha sido muito produtiva e rica, sobretudo pela qualidade dos seus frutos. Lá os esperam grandes aventuras e excelentes companheiros como a avó Matilde, a tia-avó Luísa, os amigos Teresa, Joca e ainda César, o cão-pastor.A Quinta de São Francisco acolhe-os, então, na sua simplicidade que esconde alguns segredos que os três jovens irão desvendar na companhia de novos amigos e será ponto de partida para descobertas importantes que os farão crescer.Junto da quinta, um velho convento franciscano dirigido por um sábio guardião trará uma nova e misteriosa luz à vida dos três irmãos e seus amigos…